Dicas: como começar a correr de forma segura
Você sabe como começar a correr de forma segura?
Certamente você já passou pela experiência de começar motivado e com muita disposição para correr. Porém a animação foi tanta que você acabou extrapolando, ganhando uma lesão e precisou interromper seu exercício. Lá se foi toda motivação, não é mesmo? Você não é o único que já passou por isso e o importante é você saber que com essas dicas de como começar a correr de forma segura você vai se recuperar e dar a volta por cima para retomar os treinos.
Dê uma lida neste texto que eu produzi especialmente para ajudar você a tomar uma atitude hoje mesmo. E para você que está pensando em começar, não perca este conteúdo para correr da melhor forma!
É possível começar a correr de forma segura!
Siga as dicas para diminuir os riscos e se manter firme no treinamento:
- A primeira dica e uma das mais importantes: exercite a paciência! Você não vai conseguir correr longos quilômetros, ficar forte e nem vai emagrecer de forma sustentável em poucas semanas, mesmo que treine muito pesado ou corra por horas. Principalmente se você for sedentário. Pelo contrário, você pode se lesionar devido a esforço que seu corpo ainda não está preparado para suportar. Tenha paciência e faça do exercício, primeiramente, uma rotina saudável.
- Se você tem algum problema cardiovascular, diabetes, hipertensão, vá ao médico. Além de medida de segurança pode ser um ótimo incentivo para você pegar firme na corrida e melhorar índices metabólicos inadequados, como triglicérides, glicemia e pressão alta, por exemplo.
- Ao contrário do que muitos pensam, primeiro você realiza o aquecimento, e somente depois você PODE fazer alongamentos leves. Assim você prepara melhor seu corpo para correr. Coloquei o “pode” em letrar maiúsculas para você saber que não é obrigatório alongar. Nem antes e nem após a corrida. Existem vários tipos de aquecimento, desde caminhadas, exercícios para o core, alongamentos dinâmicos realizados no treinamento funcional, entre outros.
- Quando for realizar treinos de força, faça o exercício de forma concentrada prestando atenção na respiração e postura do movimento realizado. A hora da prática do exercício físico é seu momento, entregue-se.
- Se você não tem orientação de um profissional por perto, comece aos poucos na carga, intensidade e tempo de treinamento. Lembre-se do item 1: paciência!
- Tire dúvidas com mais de um profissional para ter mais certeza do que é melhor para você. Se você gosta de buscar informações na web e redes sociais, procure por profissionais e sites sérios, e não por quaisquer blogueiros ou sites que só visam publicidade.
- Seu corpo também precisa descansar, comece treinando em dias alternados. Eleve as distâncias e tempo de corrida de forma progressiva e dê alguns intervalos de treinos mais leves. O mesmo para musculação e outras atividades.
- Como mencionei, você não precisa se alongar após os treinos. No entanto, muitas pessoas gostam. Então se esse for o seu caso, faça alongamentos leves e com intuito apenas de relaxar. Jamais force seus músculos para trabalhar flexibilidade.
- Você deve estar se perguntando sobre o tipo de calçado que deve vestir para começar a correr de forma segura. No meu E-book, que você pode clicar logo após terminar este texto, eu conto mais sobre isso e dou dicas de alguns modelos. Mas saiba que você não precisa gastar muito com tênis super caros. Um tênis confortável e uma meia leve de algodão são suficientes.
Leia também:
Mitos da Corrida: Correr em Jejum é seguro?
Confira essa Dica de Leitura: