⇾ Efeito da alimentação na mudança de mentalidade para perda de peso
A alimentação está diretamente relacionada com a mudança de mentalidade para perda de peso.
Certamente você já ouviu dizer que para emagrecer é essencial mudar a mentalidade, não é mesmo? Você vai encontrar diversas dicas na internet de como mudar hábitos e reprogramar sua mente.
Porém, o que muitas vezes não te contam é que mudar a mentalidade, ou seja, colocar seu cérebro para funcionar a seu favor, está intimamente ligado ao que você come.
Na prática isso quer dizer que mudar a mente requer mudar a alimentação. Consequentemente, você começará a perder peso através dessas mudanças.
Entre os desequilíbrios nutricionais mais comuns e que afeta sua mente e estado emocional estão:
- consumo exagerado de açúcar e carboidratos refinados.
- falta de aminoácidos como triptofano e tirosina, precursores da serotonina e noradrenalina (hormônios relacionados ao prazer, motivação e humor).
- falta de vitamina do complexo B e ômega 3, que também afetam diretamente seu estado de humor, ânimo e disposição.
Para você ter ideia do efeito da alimentação na mente, a falta de controle dos níveis de açúcar no sangue, ou seja, a resistência à insulina, é um dos principais fatores ocultos da depressão.
25% da população considerada não obesa sofre de resistência à insulina, segundo o Prof. Gerald Reaven, da Universidade de Stanford, Califórnia (EUA). Em pessoas que já estão com sobrepeso e obesidade o número é maior.
Já conhece Desafio 40 Dias!?
Clique aqui, saiba mais e se inscreva agora mesmo
Sua hora de perder peso e aprender a se alimentar melhor. Acesso imediato!
Excesso de açúcar e mudança de mentalidade para perda de peso
O cérebro depende da glicose para seu funcionamento. Isso fez com que certos especialistas, há tempos atrás, sugerissem que carboidratos na dieta fossem fundamentais em nossa dieta. Estipularam a enorme quantidade de 150g por dia.
Essa recomendação de 150 gramas diárias de carboidratos foi um dos maiores erros que a comunidade nutricional já propagou.
O resultado está aí: mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo com sobrepeso. E, ao contrário do que muitos dizem, a culpa não é do sedentarismo, mas do excessivo consumo de açúcar e carboidratos refinados.
O açúcar é o principal gerador de obesidade e problemas metabólicos como diabetes, resistência à insulina e triglicérides, elevado, por exemplo. Além disso, está implicado como causa de comportamento agressivo, ansiedade, depressão, hiperatividade e déficit de atenção, compulsão alimentar e fadiga.
Mudar a alimentação e mentalidade é essencial para perder peso
É muito importante você entender que para mudar a mentalidade e emagrecer é preciso ir além de frases motivacionais e doses diárias posts de blogueiras fitness no Instagram.
Essas coisas são apenas um impulso e funcionam como gatilhos para você manter
a motivação em alta. São super válidas, porque também precisamos desse incentivo e de exemplos ao nosso redor para nos motivar.
Porém, você precisa entender como as coisas funcionam para fazer uma mudança efetiva e sustentável. Quando você adquiri o conhecimento do que precisa ser feito, fica mais fácil mudar.
A principal mudança então deve ser reduzir o consumo de carboidratos refinados (massas, pães, doces, farinha branca e farináceos em geral) e açúcar. Eu sei que é difícil e seu cérebro está
acostumado e pede por esses alimentos.
Esse artigo é apenas uma parte do problema, mas é essencial você entendê-lo. Saiba que é possível mudar e, continue ligado aqui nos meu site que trarei novas informações para você.
Por onde começar a mudança alimentar?
Em primeiro lugar, opte por comida de verdade. Desembrulhe menos e descasque mais.
Ou seja, evite industrializados e embutidos. Opte por ovos, carnes, legumes e verduras.
A comida natural contém o que você precisa em termos de nutrientes e
vitaminas: cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, sódio, ômega 3, proteínas, vitaminas do complexo B, C, E e K.
Vitaminas do Complexo B são essenciais para melhorar desempenho físico e mental sob estresse.
Outras medidas que você deve colocar em prática são:
- reduzir consumo de açúcar e estimulantes
- Consumir mais legumes
- Comer peixes mais vezes por semana ou suplementar ômega 3
- Ingerir mais proteínas como carnes e ovos, que contém vitaminas do complexo B, além vegetais.
- Evitar ingerir carboidratos como massas, pães, bolos, macarrão, arroz branco e salgados em grande quantidade. Reduza o máximo que puder.
- Verifique com um profissional adequado a possibilidade de suplementar a quantidade de cromo.
A importância do exercício para mudança de mentalidade e perda de peso
Praticar exercício físico também é essencial para promover melhora de humor, menos estresse, reduz dores no corpo e eleva a disposição física e mental.
O exercício físico também eleva a sensibilidade à insulina, ou seja, faz o corpo queimar maior quantidade de glicose disponível e impede o corpo de estocá-la como fonte de gordura. Lembrando que a resistência à insulina, como falado anteriormente é um dos maiores problemas de sobrepeso e obesidade.
O exercício, se feito de moderada a forte intensidade ainda promove aumento de metabolismo, que leva a maior queima de gordura.
Portanto, quando pensar em mudar sua mentalidade para emagrecer já sabe que é essencial aliar a alimentação e atividade física para conseguir o resultado esperado.
Compartilhe com quem pode se beneficiar desse artigo.
Até a próxima!
Nivia Junqueira Personal Trainer
niviajunqueira@gmail.com
Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.
1 Comentário