Anvisa aprova nova regulamentação para suplementos alimentares
A ANVISA estabeleceu nova regulamentação para o mercado de probióticos, suplementos alimentares e vitaminas.
Com as novas regras da Anvisa para suplementos alimentares, os produtos terão de trazer no rótulo a palavra “suplemento”. Também serão obrigados a ter em sua composição os nutrientes e as substâncias autorizadas pela Anvisa. Eles devem passar a ter limites máximos e mínimos indicados para uso.
É uma boa medida, visto que a maioria das pessoas compram sem saber muito bem como usar. Qualquer um tem livre acesso de compra à esses produtos e não precisa de receita médica ou de nutricionista. Isso tem um lado positivo, porém é necessário que você esteja alerta para não colocar sua saúde em risco ou gastar dinheiro à toa.
A medida visa evitar que empresas coloquem nos rótulos indicações terapêuticas da forma como bem entendem ou sem a confirmação científica sobre os resultados prometidos.
Relevância da nova regulamentação da Anvisa para suplementos alimentares
Essa semana entrou uma aluna no Desafio 40 Dias e me contou que adquiriu uma infecção urinária após dias de uso de shakes para emagrecer. Não faço apologia ao uso de suplementos e afins, mas também não sou contra o uso. Acredito que a pessoa tem que saber o que está comprando.
Ela precisa, primeiramente, entender para quê serve, quais efeitos colaterais podem dar e se é mesmo preciso usar aquilo ao invés de comida e bebidas naturais. Justamente para evitar problemas como a aluna que entrou me contou.
Uma infecção urinária pode ser facilmente tratada, porém, pode evoluir e ser sinal de complicações mais sérias. Por isso, é importante entender que shakes para emagrecer não devem substitui a totalidade das refeições naturais. Ele é apenas para substituir até duas refeições por dia e é imprescindível uma boa hidratação.
Os shakes, por exemplo, contém uma elevada dosagem de frutose, mas quase nenhum deixa isso claro. A frutose em excesso é tóxica para os rins e pode ocasionar problemas. Por isso, se for utilizar, procure saber mais.
Já pensou ter uma nutricionista para saber tudo o que precisa pelo Whatsapp?
A necessidade das novas regras da Anvisa para suplementos alimentares
Por esses e outros tantos motivos é que a Anvisa criou essa nova regulamentação para suplementos alimentares, além de vitaminas e probióticos. É importante estar bem descrito e visível os nutrientes, substâncias e as funções de cada produto para evitar efeitos alérgicos ou de taquicardia, como por exemplo, em caso de termogênicos.
É muito comum quem vai treinar forte em academia e deseja emagrecer rápido comprar produtos que prometem elevar o gasto calórico através da aceleração do metabolismo e maior disponibilidade de energia ao corpo. Geralmente são à base de taurina, cafeína, café ou chá verde, entre outros.
Muitas pessoas são sensíveis a esses componentes e não sabem. Quando utilizam sente o coração batendo mais forte, a respiração ofegante e maior sudorese. Ao realizar atividade física esses sintomas tendem a elevar e provocar maior mal estar, tontura, dor de cabeça e até náuseas.
Quando a nova regulamentação da Anvisa para suplementos alimentares começa a valer?
Os produtos que já estão no mercado poderão ser vendidos normalmente. As indústrias terão 5 anos para se adaptar à nova mudança. Ou seja, é tempo demais. Então é importante você investigar bem sobre os produtos que pretende comprar e usar. É sempre melhor ter uma indicação profissional.
Fique atento às propagandas enganosas e busque somente o que realmente precisa e pode te ajudar. Seja fisicamente, psicologicamente ou mesmo de forma motivacional servindo para você pegar firme na dieta e nos exercícios.
Lembre-se, nenhum alimento, bebida, suplemento ou vitamina é milagroso. Eles estão aí para ajudar e não para atuarem sozinhos. Você precisa colaborar fazendo sua parte também. Cuide do seu corpo e da sua alimentação.
Nivia Junqueira
contato@niviajunqueira.com.br
Siga no Instagram: @niviajunqueipersonal