Seu metabolismo é lento ou está lento? O que fazer para emagrecer!

METABOLISMO LENTO, DESCULPA OU REALIDADE? 

É muito comum a gente ouvir que a pessoa não emagrece porque tem o metabolismo lento. Será que isso é real? Se sim, porque seu metabolismo é ou está lento?

Bom, alguns fatores podem influenciar a velocidade e eficiência com que seu metabolismo funciona, entre eles: dietas de baixa caloria e
restrição calórica, sedentarismo, jejum prolongado feito de forma inadequada (não confundir com jejum intermitente), alterações
hormonais ou dieta e treino inadequados. Existem muito menos pessoas que tem problemas de metabolismo devido a fatores que não sejam estilo de vida sedentário e má alimentação. E, infelizmente, a maioria se apega a esse muleta para justificar o motivo pelo qual não consegue emagrecer!

Eu vou te contar dois dos principais motivos que torna seu metabolismo lento e ineficiente para a queima de gordura!

1) MÁ ALIMENTAÇÃO

É o caso de você que vive a base de carboidratos refinados, tais como: batata, arroz braco, macarrão, pães, pizza,
doces, salgados, refrigerantes e sucos de caixinha. Se na maior parte do dia é disso que você se alimenta, a culpa não é do seu metabolismo.
A culpa é sua que deixa ele lerdo por conta de uma alimentação de péssima qualidade.

Se você ingere, na maior do dia e semana, esses alimentos citados acima, além de engordar rapidamente, você não vai conseguir emagrecer. Primeiro porque, muito provavelmente, seu corpo está acumulando mais calorias do que gastando. Segundo que, seu corpo não vai conseguir queimar gordura, já que você só põe pra dentro alimentos que liberam altas concentrações de insulina, o que impede a queima de gordura.

A insulina é o hormônio responsável por tirar a glicose do sangue e levá-la às células musculares. Essa glicose que não é utilizada se transforma em gordura. Logo, seu corpo passa a ACUMULAR muita gordura e não tem tempo de queimá-la. Isso é culpa do metabolismo lento ou sua culpa por não deixá-lo trabalhar na queima de gordura?

SOLUÇÃO para melhorar o metabolismo através de mudança alimentar:

  1. Aumentar consumo de proteínas: leite, ovos, iogurtes light, queijos magros, carnes brancas e vermelhas em menor quantidade, sempre as carnes magras.
  2. Melhorar a qualidade dos carboidratos ingeridos: troque os refinados (farinha branca) por integrais
  3. Reduzir doces, pães e massas, cortar refrigerante. Não precisa ficar 30 dias sem comer doce, mas também não dá pra comer uma barra de chocolate após o almoço sempre

metabolismo lento

2) BAIXO ÍNDICE DE MASSA MUSCULAR!

Ah como eu gosto dessa parte! Sabe o que no seu corpo queima mais calorias? MASSA MUSCULAR! E você e a maioria das pessoas tem baixo percentual de massa muscular porque não treina! Massa muscular não se ganha fácil e nem de graça! Fosse assim não veríamos tantos fisiculturistas apelando até para substâncias anabólicas e que podem oferecer risco à saúde.

Se eles, que treinam pesado e comem bem, precisam muitas vezes recorrer a agentes farmacológicos para elevar seu percentual de músculos, imagina nós, pobres mortais que treinam 3x na semana? Imagina você, que só faz uma esteira meia boca e uma aula de zumba e quer virar a Giselle ou alguma saradona gostosa?

Não dá! Sinto em lhe informar! Mas é isso, nossa massa muscular é o ouro em nosso organismo! Vale muito, porque é difícil de ser construída e fácil de ser perdida. Quando você treina só aeróbico (natação, zumba, dança, caminhada, corrida) já reparou que em dado momento você não emagrece mais? Ou então fica com o corpo flácido? Falta de massa muscular! Isso exige que você faça cada vez mais alterações de na dieta, comendo menos, o que não é viável!

Tem que treinar força, musculação, treinamento funcional, cross fit

Não tem outro jeito, se você quer ser mais magro e se manter magro por um período maior na sua vida, você precisa correr atrás de ganhar massa muscular! Só com treinos de força ou esportes que exijam esforço intenso e contínuo dos músculos é que você adquire massa muscular!

Portanto, só caminhar, correr, dançar, fazer zumba não é suficiente para esse objetivo! Você perde peso na balança, mas também perde músculos, e depois volta a engordar!

Guarde, se a massa muscular está muito baixa, seu metabolismo tende a ficar mais lento. Com isso, seu metabolismo basal e de repouso, ou seja, o quanto seu corpo precisa gastar de energia para te deixar vivo, é reduzido. Se ele é reduzido e você passa a comer igual antes ou mais você consome mais energia do que gasta. Resultado: ganho de gordura corporal e peso na balança!

Portanto senhoras e senhores, se você não tem um problema hormonal detectado, não tem essa de continuar culpando o metabolismo. Cabe a você ajustar a dieta e treinar musculação! “Ah, mas é chato, Nivia”. Um monte de coisa é chato no seu dia e você tem que fazer porque é importante, então faça sua escolha! Apenas deixe de culpar seu pobre metabolismo se escolher continuar sem fazer o que precisa ser feito!

E ah, não é de uma hora para outra que seu metabolismo vai acelerar, viu? Portanto, nada de começar academia e em
1 mês já querer milagre, faça sem parar e faça corretamente. Dê o seu melhor! Porque para engordar você não engordou tudo em um único mês. Porque pra perder tá com pressa?

 

Outros fatores que podem ajudar e aumentar o metabolismo

  1. Uso de chás que tem função termogênica, como hibisco, chá verde, chá mate. Tudo natural, obviamente. Nada de chá mate da Coca Cola, industrializado e puro açúcar. É pegar o sachê ou a folha e fazer o chá!
  2. NÃO ficar horas sem comer: isso não vai ajudar, a não ser que você faça um jejum intermitente de 16 horas com as outras refeições muito bem ajustadas. Mas ficar horas sem comer apenas vai reduzir ainda mais seu metabolismo, ele vai guardar energia porque entende que está sofrendo privação.
  3. Consuma fibras, mas nada de excesso: frutas e folhas vegetais contém fibras. Coma de 1 a duas frutas por dia e muita salada, legumes e verduras. Ainda vai ajudar seu intestino a funcionar melhor e reduzir inchaços
  4. Beba muita água: pelo menos de 1,5 litros a 3 litros de água por dia dependendo do seu peso corporal.
  5. Outros alimentos que ajudam: café sem açúcar e sem adoçante; gengibre, açafrão (cúrcuma)

Espero que tenha gostado e que esse artigo você a sair da zona de conforto e buscar mudanças!

Para consultorias online e prescrição de treino voltados a ganho de massa muscular e emagrecimento, entre em contato!

Até a próxima

Nivia Junqueira

niviajunqueira@gmail.com

Whatsapp: 11.98259.1969

Sobre o autor | Website

Personal Trainer, educadora física e empreendedora digital.