Primeira Caminhada Solidária arrecada mais de 2700 absorventes!

Primeira Caminhada Solidária Outubro Rosa, em Carmo de Minas – MG

 

No dia 23/10/2021 foi realizada a Primeira Caminhada Solidária Outubro Rosa, com a organização de Nivia Junqueira Personal e Alunas. A ideia foi unir a campanha de prevenção de Câncer de Mama, uma atividade física e uma atitude prática relacionada à saúde feminina e em prol da população carente.

Aproveitando a polêmica sobre o veto de Jair Bolsonaro ao projeto de subsídio de absorventes, Nivia Junqueira teve a ideia de fazer uma campanha de arrecadação de absorventes para doação. Através do apoio de suas alunas, algumas empresas locais e pessoas que fizeram doações, foram arrecadados, em apenas 10 dias, 230 pacotes e 2741 absorventes femininos. 

 

Campanha de Arrecadação de Absorventes

 

Primeira caminhada solidária arrecada mais de 2700 absorventes! 

 

A Primeira Caminhada Solidária Outubro Rosa com arrecadação de absorventes foi um sucesso!

Foram apenas dez dias entre o surgimento da ideia e a execução. Mas com a divulgação e apoio das alunas e algumas empresas, o tempo foi suficiente para mobilizar a população. Foram arrecadados até sábado, dia 23 de Outubro, 230 pacotes e 2741 absorventes.

O evento iniciou as 8:00 da manhã na Praça Matriz de Carmo de Minas – MG e compareceram cerca de 60 mulheres entre jovens, idosas e mães com seus filhos pequenos.

Após a caminhada em torno da praça e na região da rodoviária da cidade, as participantes retornaram para o encerramento. Durou cerca de uma hora e trinta e os feedbacks foram bem positivos! Espera-se que no próximo ano, seja ainda maior!

 

Primeira Caminhada Solidária Outubro Rosa - Carmo de Minas - MG

 

Além de algumas alunas da Personal Nivia Junqueira, também esteve presente as mulheres e idealizadoras do lindo Projeto Sobre a Vida. O Sobre a Vida é uma associação de mulheres que venceram o câncer de mama e prestam suporte umas às outras. Realizam ações e eventos de conscientização sobre os cuidados para evitar e cuidar da doença.

 

Projeto Sobre a Vida na Caminhada Nivia Junqueira

 

Padre Rogério, da Paróquia de Carmo de Minas também marcou presença e deixou uma linda benção a todos presentes e ao projeto. “Carmo de Minas precisa de mais ações assim”, disse ele após a benção!

 

Campanha de prevenção ao câncer e arrecadação de absorventes

Nivia Junqueira, idealizadora do projeto; Padre Rogério e Mirian Mota, do Sobre a Vida!

 

Como surgiu a ideia da caminhada com arrecadação de absorventes para mulheres carentes ?

 

Insatisfeita com a ideia de apenas fazer um post em sua rede social sobre a campanha de prevenção de câncer de mama, Nivia Junqueira foi dormir pensativa e insatisfeita querendo novas ideias e ações, afinal, conteúdo já tem aos montes.
Foi então que, na madrugada do dia 14/10 ela acordou por volta de 4 da manhã com uma resposta: realizar uma caminhada com campanha de arrecadação de absorventes para serem doados para mulheres e meninas carentes.
“Deus sempre nos envia respostas quando estamos conectados a Ele e em grandes propósitos”
Dessa forma haveria a união de uma atividade física, reforço sobre o cuidado da prevenção ao câncer e uma ação prática de ajuda à saúde da mulher.
A ideia de arrecadação veio após a polêmica do veto de Jair Bolsonaro ao projeto de lei que visava a distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes. 

“Acredito na responsabilidade social e empresarial, além de apoio Estatal”

“Não adianta só esperar do governo, independente do governo que esteja lá. Podemos fazer a diferença e eu acredito e vejo muitas mudanças ocorrendo através de responsabilidade social e empresarial, além do apoio estatal.”
Nivia foi favorável ao veto do atual Presidente por se tratar de responsabilidade administrativa, já que o projeto de lei em questão não demonstrou de onde viria a verba e como seria realizada a distribuição, fator essencial para aprovação.
Além disso, na sua visão, já existem projetos de arrecadação e distribuição de absorventes para mulheres carentes em algumas cidades e regiões do país. “Eles nos mostram que ações mais específicas e localizadas podem ser mais eficazes, rápidas e baratas em relação às ações federais.”
Projetos como esses, de subsídios, dão margem para contratos ilícitos, desvios de verba, compra de votos, barganha partidária e corrupção.  E o pior, não resolvem o principal problema que o Estado deveria resolver: a pobreza.
projetos de doação de absorventes
Políticos, mulheres e celebridades anti governo deram um verdadeiro chilique nas redes sociais após o veto do presidente. Mas muitas ignoraram os motivos legais do veto. Mais que isso, poucas demonstraram interesse em realizar ações simples para melhorar a situação das mulheres carentes.
“Confesso que fiquei bem indignada com os posts de repúdio ao veto do presidente, especialmente de políticas que sabem das leis, como Mara Gabrili, e de celebridades que podem influenciar muitas pessoas para o bem, como Paola Oliveira. Demonstram pura e mera politicagem e não apresentaram ideias para mudar a realidade das mulheres carentes. Só criticar sem entender é sempre mais fácil” – Nivia Junqueira.
Foi então que surgiu a ideia da campanha de arrecadação para promover conscientização e apoio local às mulheres carentes. A ação também demonstra que podemos estar atentas e usar uma polêmica e uma insatisfação para gerar transformação local.

Inspiração e filmes que marcam, fica a indicação:

 

O filme Pad Man foi uma das inspirações do Caminhada Solidária, além de outros projetos já existentes no Brasil. 

“É um filme marcante, lindo, sensível e emocionante. Ao mesmo tempo triste, por trazer à tona o quanto a menstruação era e ainda é um tabu em tantas sociedades e comunidades menos desenvolvidas. Mas é também motivador e uma grande fonte se inspiração.” – Nivia Junqueira

 

 

Onde e como serão realizadas as doações?

Como o número de absorventes arrecadado superou as expectativas, eles serão armazenados e doados de forma mensal às famílias que já recebem cestas básicas através da Igreja Católica – Paróquia Nossa Senhora do Carmo e do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, da cidade de Carmo de Minas.

A ideia é distribuir uma quantidade de pacotes mensalmente e conforme o número de mulheres e meninas de cada família atendida por esses centros. Uma outra ideia futura pode ser a de expandir o uso de coletores menstruais.

Professoras de zona rural também poderão ser uma boa fonte de distribuição por manterem contato direto com adolescentes que faltam às aulas por motivo de menstruação.

“Quem sabe essa primeira iniciativa não se torne um grande e permanente projeto na cidade e possa se expandir para a região? Vamos torcer e continuar trabalhando, inspirando e buscando apoio. Em 2022, se Deus quiser, realizaremos outra Caminhada Solidária Outubro Rosa” – Nivia Junqueira

 

Campanha de arrecadação de absorventes

2741 absorventes arrecadados em dez dias

 

É possível fazer a diferença com boas ideias e boas pessoas ao seu redor! Agradeço imensamente a todas às alunas Nivia Junqueira e a todos que apoiaram de alguma forma, principalmente através das doações!

 

24/10/2021 – Nivia Junqueira Personal Trainer – Responsabilidade Social

Sobre o autor | Website

Personal Trainer, educadora física e empreendedora digital.