Obesidade Qualidade de Vida NiviaJunqueira

Contar calorias funciona para emagrecer?

Olá, esse conteúdo faz parte da série de 5 LIVES sobre obesidade que escolhi fazer no Facebook para desmistificar algumas coisas que muitos ainda pensam de forma equivocada. O objetivo também é tentar fazer vocês refletirem sobre determinados assuntos relacionados [...]

Será que contar calorias funciona para emagrecer? 

Contar calorias funciona para emagrecer em algumas circunstâncias. Em outras ela pode ser ineficaz e não ajudar você a perder peso. Entenda os pontos positivos e negativos deste método de emagrecimento. 

Vamos iniciar com duas questões:
1) Devo ou não contar calorias dos alimentos e das atividades físicas? Por quê?          

2) Para emagrecer basta comer menos e fazer mais exercício físico?

Durante muito tempo, e ainda hoje ocorre, de muitas pessoas acreditarem que para emagrecer basta
simplesmente somar calorias da alimentação e subtrair as de atividade física, deixando um total
calórico negativo. No entanto, nosso corpo, os exercícios físicos e os alimentos são bem mais complexos que simples números. 

 

Por que apenas contar calorias não emagrece?

 

O lado negativo da ideia de contar calorias é que muitas pessoas passam a se ater somente a elas. E começam a ignorar outros métodos, dietas, alimentos e fatores que causam obesidade.

Por exemplo, quem se tornou fissurado em contar calorias acabou adquirindo o hábito de deixar de comer alguns alimentos que são saudáveis só por serem calóricos. Um caso clássico e que vejo muito é em relação à aveia. Muita gente não come com medo de engordar. Mas é preciso ver o todo da dieta pra ver se a aveia é que te fará engordar ou diminuir o colesterol ruim, por exemplo.

Um outro fator que é equivocado em relação a contar calorias é acreditar que após comer um prato com 500 calorias a pessoa precisaria ir pra esteira correr até gastar essas tais 500 calorias ou mais que isso para manter ou perder peso. Isso não é tão simples assim.

contar calorias funciona para emagrecer

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias

Para você ter ideia, Michael Phelps ingere mais de 10 mil calorias por dia. Parece absurdo, mas é verdade. E se dependesse apenas de exercício físico, ele não sairia da água para perder todas essas calorias. No entanto ele é um atleta magro e com definição muscular. 

Dessa forma, é preciso entender que a relação comer menos e gastar mais energia não age sozinha em nosso organismo. Existem outros aspectos importantíssimos que alteram o peso e a gordura corporal.

As calorias de cada alimento ainda sofrem influência de peso corporal, temperatura, metabolismo e tipo de atividade física praticada.

 

Quando contar calorias pode ser uma boa alternativa?

 

Contar calorias pode ser muito útil, motivante e eficaz para alguém que quer emagrecer e não sabe nada sobre alimentação e exercício físico. O fato de passar a contar calorias, possibilitará a análise de quanto cada alimento tem de proteína, gordura e carboidrato, por exemplo.

Ou analisar quantas calorias uma atividade física faz gastar em média. Ou seja, você pode se interessar pelos nutrientes e pelos exercícios. E pode começar a pensar mais no seu corpo de forma diferente.

Contando calorias, a dieta dos pontos

 

Há alguns décadas, a maioria das pesquisas era baseada em contagem de calorias, taxa metabólica e equilíbrio energético. Por isso surgiram métodos como a dieta dos pontos, que foi tão difundida por alguns anos.

Basicamente ela consiste em uma tabela de alimentos que em vez de conter as calorias ao lado de cada alimento, contém pontos. A pessoa então escolhe os alimentos que deseja e pode comer com base no objetivo estipulado. Depois anota o somatório de pontos fazendo um diário para controlar a dieta. No fim das contas, o objetivo final é não exceder o limite de calorias diários estipulado na dieta. Ou seja, é uma dieta baseada na contagem de calorias, porém de forma mais divertida e simples. 

contar calorias funciona para emagrecer

Exemplo de Dieta de Contagem de Calorias: Fonte: http://controledopeso.com

Esse tipo de método ajudou muitas pessoas a perderem peso. Dessa forma, podemos afirmar que contar calorias funciona para emagrecer.

E por que pode funcionar? É simples! Imagine uma pessoa que se alimenta mal e que não se movimenta. Além disso, ela não sabe o que é proteína, carboidrato e gordura. Sendo assim, qualquer pequena mudança orientada por um método fará ela modificar hábitos inadequados. Sem contar que adquirir conhecimento sobre alimentação contribuirá para a perda de peso e melhora da saúde. 

Apesar de trazer algum resultado, é preciso se questionar: é uma dieta que servirá por toda vida? Sem dúvidas, a resposta é não!

contar calorias funciona para emagrecer

Fonte: https://emagrecendo.info

E por dois motivos: é um método limitante (veremos a frente); e torna-se chato viver a base de contar pontos toda vez que for comer. Ou seja, com o tempo ela será ineficaz simplesmente porque você irá abandoná-la. Assim como a maioria das dietas.  

É o que ocorre com quem procura dietas de restrição calórica excessiva ou que proíbem muitos alimentos que a pessoa gosta de comer. Esse tipo de método funciona para muitas pessoas e em certos períodos de tempo. Porém, também podem ser ineficazes e causar problemas de saúde em tantas outras pessoas.

 

Sendo assim, a primeira lição que você precisa tirar é:

 

➜ Nenhum método é totalmente eficaz ou ineficaz. Métodos estão aí para serem utilizados conforme características de cada um. E cabe a você e um profissional da saúde descobrir o que é melhor e eficaz.

 

Muito além das calorias: a complexidade da obesidade

 

A obesidade não ocorre simplesmente por uma questão de cálculo calórico. Muitas pesquisas sobre gasto calórico e equilíbrio energético foram difundidas por questões de facilidade. Tanto pelo fato de facilitar o entendimento da maioria da população. Como forma facilitar a generalização de dados e informações. 

O custo das pesquisas também é outro fator. A área científica, muitas vezes precisa produzir pesquisas e achados com estimativas baratas e que envolvam amostra em massa para publicar em periódicos. O meio acadêmico vive disso. Mestres e doutores são cobrados por produção de artigos. E isso acaba gerando muita coisa irrelevante e equivocada.

Porém, com o passar dos anos e a produção de novas pesquisas, foi descobrindo-se mais e mais sobre esse problema que atinge milhões de pessoas mundo afora. E a contagem de calorias ficou pequena diante de tanta complexidade. 

 

Alguns dos fatores que favorecem o ganho de gordura corporal são: 

 

● genética
 ● alterações hormonais
 ● estilo de vida, como pratica de atividade física e alimentação
● ambiente que se vive
● idade e outros fatores

 

E você, quais fatores você acredita serem os responsáveis pelo seu aumento de peso?

Você come muito e engorda; ou engorda muito e por isso come mais? Já parou pra pensar nisso?

Não é só porque você come muito que se tornou obeso ou adquiriu sobrepeso. Muitas das vezes, sem perceber, você pode ter começado a comer mais porque seu corpo já estava em estágio de desenvolvimento de obesidade.

Por exemplo, você pode ter problema de resistência a insulina e não saber. Ou problema de
tireóide. Que como consequência fará seu metabolismo ficar mais lento e dificultar demais a perda de peso. Por isso mesmo, contar calorias e se basear apenas nesse método é, muitas vezes ineficaz.

Uma das formas de descobrir isso é fazendo exames de sangue a pedido do endocrinologista ou nutricionista. Você também pode se policiar e isso será assunto para os próximos conteúdos. Contarei mais a você sobre a reação do corpo à insulina e ganho de gordura corporal.

No caso de disfunção no mecanismo de insulina, pessoas começam a engordar, mesmo comendo menos.

 

Vou tentar explicar alguns porquês disso:

1) Um dos principais motivos é que os alimentos não são compostos apenas de calorias. Ou seja,
eles não são formados simplesmente por unidades de medidas iguais. Logo, é importante você saber que calorias não são todas iguais em todo alimento. Alimentos possuem mais informações do que números.

2) Existe uma coisa chamada carga glicêmica. Basicamente, cada alimento possui a sua carga. Isso significa que alguns alimentos farão com o que pâncreas tenha que liberar uma alta quantidade de insulina para retirar o excesso de glicose do sangue e levar para outras células. Entre elas, as células adiposas. Nelas, essa glicose ficará armazenada em forma de gordura.

contar calorias funciona para emagrecer

Fonte: http://saudeempeso.com.br

Os músculos também atuam como a insulina, retirando glicose da corrente sanguínea e levando até os músculos. E, ao contrário da glicose levada pela insulina até as células adiposas, a capturada pelos músculos são utilizadas. Daí um dos motivos do porque o exercício é aliado no combate à obesidade. 

Sendo assim….

Cada tipo de alimento tem seus próprios nutrientes e sua própria genética. Esses nutrientes e esses genes dos alimentos provocam diferentes reações no seu corpo e também na sua mente.

Uma batata inglesa, por exemplo, provoca uma cascata de insulina muito rapidamente na corrente
sanguínea. A carga glicêmica dela é em torno de 104. Enquanto uma batata-doce possui outra carga glicêmica, apenas 54. Dessa forma ela atua de forma diferente, provocando uma baixa reação de insulina no corpo. O que fará diferença no acúmulo de gordura corporal. 

Elimine o Inchaço e a Retenção de Líquidos Com Suco Detox

Doces, por exemplo, funcionam como drogas sintéticas no cérebro, deixando muitas pessoas viciadas. Enquanto um filé de frango não age da mesma maneira.

 

Por essas e outras é que não basta se limitar a contar calorias.

E O IMPORTANTE É SABER E PENSAR O SEGUINTE:

 

➠ Mesmo um método sendo considerado ineficiente por tantas pessoas, para você ele pode ser útil e eficaz em algum momento. Não descarte! Teste, desde que não ofereça risco à sua saúde.

➠ Ás vezes é melhor controlar coisas simples do que não controlar nada. Como medidas corporais (cintura, quadril, abdômen).

 

Por fim, e contar calorias das atividades físicas, será que vale a pena?

 

Como você viu, não se trata apenas de comer uma refeição com 900 calorias e ir pra esteira queimar as 900 calorias. Então pra quê saber quantas calorias uma caminhada ou sessão de musculação gasta?

Pelos mesmos motivos anteriores: eleva o conhecimento sobre o funcionamento do seu corpo. E pode te motivar e fazer com que você lance desafios consigo mesmo ou com amigos.

Por exemplo, você sabe quantas calorias gasta arrumando casa? Poderia ser interessante você arrumar casa com um frequencímetro. Você descobriria seu gasto calórico e poderia começar a testar: e se eu arrumar casa mais rápido e em menos tempo, será que gastaria mais calorias?

O mesmo com outras tantas atividades físicas, como corrida.

 

E por que você não pode se limitar apenas ao gasto calórico dos exercícios?

 

Porque as atividades físicas também são mais complexas do que parecem. Não é apenas o tempo que interfere no gasto de calorias. Diversos outros fatores influenciam, como intensidade, a forma como você faz (mais lento ou mais rápido o movimento), o ambiente que você treina (frio ou calor). Além das características de seu metabolismo (mais acelerado ou mais lento) e da sua noite de sono (quantidade e qualidade do sono).

Sendo assim, são inúmeros os aspectos que influenciam o simples método de contagem de calorias
também em relação ao exercício físico.

E é sobre isso que falaremos na próxima Live e no próximo conteúdo dessa série.

contar calorias funciona pra emagrecer

TABELA DE COMPARAÇÃO DE CALORIAS: ALIMENTOS X ATIVIDADES. Fonte: http://revistaglamour.globo.com

 

Pra finalizar, fique com 3 desafios

Três desafios para você fazer após ler este texto:

1) 🔵 Reparar nos rótulos dos alimentos a quantidade de calorias que eles possuem por porção e
anotar o total de 1 dia

2) 🔵 Encontrar uma ou mais atividades físicas que correspondam ao número de calorias dos alimentos que você consumiu. 

3) 🔵O terceiro e último objetivo é: Exercite-se essa semana por apenas 5 minutos e 5 vezes na semana.

Pode ser:
5 min de caminhada rápida
5 min de abominais intercalando, por exemplo, 1 min de abdominal e 30 segundos de descanso.
5 min de polichinelo ou pulando corda
5 min nadando
5 min dançando

O que você quiser, por 5 dias. Tente fazer isso e deixe nos comentários se aceitou e colocou em prática o desafio.

Não deixe de acompanhar as próximas Lives e os conteúdos aqui no site. Vem novos desafios por ai!

Qual o objetivo deste desafio?

➯ Apenas despertar a curiosidade em você sobre quanto em média você consome e quanto deveria, na teoria, gastar praticando atividade física. 

 

Lembre-se: Muita gente emagrece a partir do momento que começa a criar consciência do próprio corpo e como se alimenta. Apenas comece!

 

Assista a LIVE COMPLETA: 

➥ LIVE 1 – FATORES QUE LEVAM À OBESIDADE E CONTAGEM DE CALORIAS DA DIETA E ATIVIDADE FÍSICA:

 

Conheça os Livros que Indico na Minha Loja.

Encontre produtos na Amazon

 

LEIA TAMBÉM:

Corrida emagrece? Mitos e Verdades da Corrida

 

 

 

 

NiviaJunqueira

Sobre o autor | Website

Personal Trainer, educadora física e empreendedora digital.