Qualidade de Vida NiviaJunqueira

Respiração no combate à ansiedade

Respiração correta ajuda no combate à ansiedade

A respiração é muito utilizada como primeiro passo no combate à ansiedade. Mas como a respiração, sendo um ato vital, é tantas vezes ignorado? Talvez, exatamente por ser vital é que não dedicamos um tempo a perceber como estamos respirando. Muito menos conseguimos usufruir dos benefícios da respiração calma e controlada. 

Respiração combate ansiedade

Agora, por exemplo. No exato momento em que você está lendo isso. Está respirando pela boca? Nariz? Nariz e boca? Qual parte do seu corpo se movimenta quando você respira? Lenta ou rapidamente? Inspira ou expira mais? 

Ao parar e reparar no modo que você está respirando você já deu um grande passo no combate à ansiedade. Isso porque você deixou de lado outros pensamentos e acontecimentos a sua volta e concentrou-se em si mesmo e no agora. 

Obviamente que o controle da ansiedade nesses casos é muito passageiro. Mas a ideia é você perceber como o simples fato de parar tudo e notar a própria respiração já acalma e propicia bem-estar. 

A ansiedade odeia a respiração lenta e ama aquela ofegante que te deixa eufórico, nervoso e apreensivo. E para que o sentimento de bem-estar seja mais duradouro e faça parte do maior tempo do seu dia-a-dia o segredo é o treinamento. Isso mesmo, você pode e deve treinar sua respiração. 

Veja como treinar a respiração para combater a ansiedade

Controlar a respiração e diminuir as graves crises de ansiedade pode ser mais simples do que Respiração ajuda a controlar a ansiedadeimagina. Não estou dizendo que é fácil, mas é simples. Apenas exigirá um pouco de sua dedicação. O segredo está em você sentir e ouvir a própria respiração durante momentos do seu dia. Momentos estes que certamente você está com a cabeça nas nuvens ou se preocupando com diversos problemas. Como ao escovar os dentes, dirigir ou tomar banho. 

Perceba que eu não estou pedindo para que você pare tudo, vá para um lugar calmo e sinta sua respiração. A mudança pode ocorrer no dia a dia, e não somente num momento específico. Fique tranquilo que vou te dar algumas dicas de como praticar isso.

Como mencionado, para destruir a ansiedade o primeiro passo é aprender respirar lentamente. Então vamos lá: encha por completo seus pulmões e deixe o ar sair, bem devagar. Imagine que você quer fazer pequenas ondulações em uma água pura e cristalina. Inspire novamente, acalme-se segurando o ar por um segundo e repita até sentir que está concentrado e mais calmo.

Faça isso por várias vezes ao dia, seja trabalhando na frente do computador ou no banho para relaxar. Você vai notar que não precisa parar de fazer certas coisas do seu dia para se dedicar à respiração.

Concentre na respiração e controle a ansiedade em qualquer lugar

Ao deitar para dormir faça novamente, todas as noites. Afaste os turbulentos pensamentos e os barulhos sonoros que possam existir. Apenas respire fundo, solte o ar devagar e sinta seu corpo e o ambiente a sua volta: a temperatura, os sons, o toque do lençol, o travesseiro na sua cabeça.

Comece a praticar isso enquanto se alimenta. Sinta o gosto dos alimentos e mastigue devagar. Repita também ao sentar para ver uma TV, ler um livro, ou mesmo quando o farol fechar. Onde e quando puder, pratique!

Por incrível que pareça, para muitas de nossas desordens mentais e emocionais basta você respirar bem, soltar o ar devagar e colocar-se no agora. E acredite, após treinar várias vezes ao dia você estará dando um grande passo para superar a ansiedade nos momentos mais difíceis em que ela teima aparecer. 

Não tenho dúvidas que se você praticar vai melhorar muito sua qualidade de vida. Por experiência própria de quem sofria até com dores de estômago pelas crises de ansiedade. 

Espero que tenha gostado dessa dica e que coloque em ação hoje mesmo. 

E no próximo artigo vamos falar do segundo grande passo no combate à ansiedade: o exercício físico.

 

contato@niviajunqueira.com.br

Leia Também:

Saiba mais sobre treinamento de corrida. O que é verdade e o que é mito?

E-book O Treinador Clandestino

Descubra em “O Treinador Clandestino” 

 

NiviaJunqueira

Sobre o autor | Website

Personal Trainer, educadora física e empreendedora digital.